O Dra. Tânia Medicina Diagnóstica oferece a solução completa com exames laboratoriais e exames por imagem, como raios X, ultrassonografia, densitometria óssea e mamografia. Os exames de imagem são realizados na Unidade da Rua Assis Figueiredo, 600, em um espaço amplo e moderno, com equipamentos de ponta e profissionais capacitados.

O que é? É um exame por imagem que mede a densidade de minerais dos ossos (DMO).

Para que serve? Determina se existe perda de massa óssea. É realizado para diagnosticar osteoporose, osteopenia, risco de fratura e outras doenças dos ossos em adultos. Também é usado para avaliar a evolução do crescimento ósseo em crianças e adolescentes.

Como é feito? Durante o exame de densitometria, o paciente fica deitado na maca do aparelho. O laser do aparelho de densitometria passa pelas áreas de interesse para captar e digitalizar imagens dos ossos, que são avaliadas pelo médico especialista. O exame dura de 15 a 30 minutos e não causa nenhuma dor.

Quem deve fazer o exame? De acordo com instituições médicas de renome, como a National Osteoporosis Foundantion (NOP), o exame de densitometria deve ser feito em: pessoas com mais de 65 anos; pacientes que tenham deficiência de hormônios sexuais; mulheres na perimenopausa, como apoio à decisão sobre o uso de terapia de reposição hormonal; indivíduos com alterações radiológicas que possam sugerir osteopenia; pacientes com fraturas osteoporóticas; pessoas em uso de corticoterapia crônica; portadores de hiperparatiroidismo primário; indivíduos em tratamento da osteoporose, para controle da eficácia do tratamento. Cabe ao médico avaliar a necessidade de realização do exame de densitometria em pacientes com fatores de risco (tais como antecedente genético, riscos ambientais, doenças crônicas e uso de certos medicamentos) para a perda óssea.

Preparo para o exame:

  • Caso tenha feito exame de radiação com contraste, o paciente deve aguardar pelo menos uma semana para fazer o exame de densitometria;
  • Suspender a ingestão de cálcio 24 horas antes do exame;
  • Não tomar vitaminas e suplementos minerais no dia do exame;
  • Na hora do exame, não vestir peças com metal, como zíper, colar, brincos, pulseira;
  • Não é necessário fazer jejum nem adotar uma dieta fora da habitual.

O que é? É um exame por imagem das mamas feito com raios X.

Para que serve? A mamografia ajuda no diagnóstico precoce do câncer de mama. Com os aparelhos mais modernos, como o que o Dra. Tânia Medicina Diagnóstica utiliza, é possível identificar tumores bem pequenos, ainda não palpáveis, com menos de 1 cm.

Como é feito? O seio é colocado entre duas placas no mamógrafo. Os feixes de raios X percorrem o tecido mamário, gerando imagens digitalizadas que serão avaliadas pelo médico especialista. É um exame simples, ainda que possa ser um pouco incômodo para algumas mulheres, pela compressão do seio, necessária para a redução do tempo de exposição da paciente à radiação e para que as imagens geradas tenham qualidade. Nos aparelhos mais modernos, para maior conforto, a paciente pode regular a pressão das placas no seio. O exame de mamografia dura, geralmente, 15 minutos.

Preparo para o exame:

  • Lave bem as axilas antes do exame e não aplique produtos de higiene como talco, desodorante e hidratante;
  • Use roupas fáceis para a exposição do seio durante a mamografia, como duas peças (calça ou saia e blusa). Na hora do exame, a paciente deve estar despida da cintura para cima;
  • Se possível, não agende a mamografia para os dias logo antes ou depois do período menstrual. Nesses dias, o incômodo causado pela compressão dos seios durante o exame pode ser maior.

O que é? É um exame que usa a radiação (raios X) para gerar imagens dos ossos, órgãos e tecidos.

Para que serve? Ajuda no diagnóstico de fraturas nos ossos e de doenças, inclusive câncer, em tecidos moles, como no pulmão, esôfago e estômago.

Como é feito? A radiografia não é um exame de rotina. Ele deve ser solicitado pelo médico quando há necessidade de investigar uma fratura ou uma doença.

Durante o exame, o paciente deve ficar em pé ou deitado em uma maca, dependendo da parte do corpo a ser investigada. Enquanto o aparelho de radiografia estiver coletando as imagens, o paciente deverá ficar imóvel e até prender a respiração, se assim for solicitado, para que a qualidade da imagem seja preservada.

Em alguns casos, será necessário vestir um avental de chumbo para proteger o corpo da radiação.

O tempo de duração do exame vai depender da complexidade do caso e pode variar de 5 a 60 minutos.

A radiografia não causa dor nem desconforto ao paciente.

Por ser um exame que usa radiação ionizante, ainda que em quantidade pequena, não é indicado para grávidas. Informe nossa equipe caso haja suspeita de gravidez. Outros exames, como ultrassonografia e ressonância magnética, não usam raios X e podem ser feitos em grávidas, conforme a recomendação médica.

Preparo para o exame:

  • A maioria das radiografias não exige nenhum tipo de preparo pelo paciente. Mas, em alguns casos, pode ser necessário jejum, preparo intestinal ou uso de contraste, uma substância que garante uma visualização melhor dos tecidos, por via oral ou intravenosa;
  • Não use relógio, óculos, joias, bijuteria e outras peças de metal durante o exame.

O que é? É um exame por imagem feito por meio de ondas sonoras de alta frequência emitidas pelo aparelho de ultrassom. A vibração dos tecidos do corpo causada por essas ondas sonoras produzem um eco, que é convertido pelo aparelho em imagens. Não emite radiação de nenhum tipo.

Para que serve? Serve para detectar doenças ou variações na forma, tamanho e textura de órgãos como fígado, vesícula e rins; na suspeita de apendicite; em lesões ortopédicas de ligamentos e cartilagem; no exame das mamas. Por não ter nenhum efeito colateral, é usado no pré-natal para acompanhamento da gravidez e em diagnósticos em bebês e crianças. Nas mulheres, o ultrassom vaginal examina o útero, os ovários e o colo uterino.

Como é feito? O paciente é colocado deitado em uma maca próxima ao aparelho de ultrassom. É aplicado gel na pele da parte do corpo a ser examinada. O transdutor é posicionado em cima deste gel e deslizado pela pele do paciente. O aparelho emite ondas sonoras, que são inaudíveis, e gera imagens que são reproduzidas em uma tela de computador. O médico avalia essas imagens em tempo real, durante o exame, e busca captá-las da melhor forma possível para o devido diagnóstico. Em geral, o exame dura 30 minutos.

Preparo para o exame:

Alguns tipos de ultrassonografia demandam um preparo específico. Leia abaixo e siga as instruções comunicadas pela nossa equipe.

Ultrassonografia abdominal

  • Na véspera do exame, evite ingerir álcool e comida gordurosa, assim como alimentos que aumentam a produção de gases, como refrigerante, laticínios, feijão e repolho; não fume; faça um jantar leve até às 21h.
  • No dia do exame, esteja em jejum de no mínimo 8 horas. Retenha a urina por pelo menos 2 horas antes do exame. Tome medicamento que elimine gases, como dimeticona/simeticona, conforme instruções de nossa equipe.

Ultrassonografia de mama

  • Se possível, agende o exame para o período logo após a menstruação.
  • No dia do exame, não aplique talco, desodorante e hidratante nas mamas.

Ultrassonografia obstétrica

  • Beba bastante água – cinco copos cheios – uma hora antes do exame.
  • Não urine duas horas antes do exame.

Ultrassonografia 3D e 4D

  • Beba bastante água nas 24 horas antes do exame.
  • No dia do exame, não aplique hidratante no abdome.