Campanha Novembro Azul  

Compartilhar post

Você está oficialmente convocado pra participar.

Todo ano, no mês de novembro, o Dra. Tânia Medicina Diagnóstica entra em campo para conscientizar e prevenir os homens sobre o segundo tipo de câncer mais comum entre eles e que causa uma morte a cada 38 minutos no Brasil: o câncer de próstata.

A melhor defesa é o diagnóstico precoce

Os homens, em geral, não têm o hábito de ir regularmente ao médico e de fazer exames periódicos, seja por preconceito, desinformação, medo ou falta de tempo. 

Normalmente, quando eles decidem procurar ajuda, a doença, que poderia ter sido tratada mais facilmente na fase inicial, já está em estágio avançado.

Esse comportamento associado a outros fatores de risco, como má alimentação, consumo de álcool e de tabaco, obesidade e falta de atividade física, faz com que os homens sejam mais vulneráveis a cânceres e a outras doenças crônicas.

A única forma de virar esse jogo é o diagnóstico precoce por meio de exames de rotina, a partir dos 45 anos, para quem tem histórico da doença na família, ou dos 50 anos, para quem não tem esse fator de risco.

Sintomas:

Geralmente o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. Quando os sinais começam a aparecer, a maioria dos tumores já está em fase avançada e apresenta, entre outros, sintomas como:

  • Sangue na urina e/ou no sêmen
  • Dificuldade e/ou dor para urinar
  • Vontade de urinar com frequência, de dia ou à noite (nictúria)
  • Jato de urina com menor pressão

Pode contar com o nosso time e com os melhores exames pra ganhar esse jogo.

– Exame laboratorial de PSA (Antígeno Prostático Específico) – é feito por meio de coleta de sangue e pode detectar o câncer de próstata ainda no seu início.

– Painel de Câncer de Próstata Hereditário – é um teste genético, feito em amostra de sangue com metodologia NGS (sequenciamento de nova geração), que é capaz de detectar mutações genéticas e hereditárias que aumentam a predisposição ao câncer de próstata. O resultado do exame é complementado por um laudo médico personalizado que combina o perfil do paciente, seu histórico familiar e a mutação genética identificada.

– Teste PHI – mede, em amostra de sangue, o índice de saúde da próstata (com base na dosagem de PSA total e livre e P2PSA) e a probabilidade matemática de desenvolvimento de tumor. O  teste PHI é três vezes mais preciso do que o exame isolado de PSA e possibilita uma análise personalizada do risco.

– Ultrassonografia – exame de imagem que serve de apoio no diagnóstico ou monitoramento do câncer de próstata.

Entre em contato com a gente e agende seus exames preventivos com todo conforto e rapidez pelo telefone/Whatsapp (35) 3729-1400.

Mais pra ver

Pular para o conteúdo