CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO
DO PROGRAMA NACIONAL DE
IMUNIZAÇÕES DO MINISTÉRIO
DA SAÚDE (PNI/MS)
Campanhas nacionais de vacinação para as crianças
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
DA CRIANÇA
(BASEADO NO CALENDÁRIO DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES – SBIm)
Observações 1) Crianças menores de 5 anos de idade devem receber a vacina oral contra a Poliomielite nos Dias Nacionais de Vacinação após terem recebido três doses da vacina inativada. 2) Respeitando-se a sazonalidade da vacina e da doença, a partir dos seis meses de idade. 3) Recomendam-se duas doses de Varicela, podendo a segunda dose ser com Tetraviral. 4) O esquema é composto por três doses com intervalo de 6 meses entre as doses, apenas para infectados anteriormente pelo vírus da Dengue. 5) O Programa Nacional de Imunizações recomenda segunda dose a partir dos quatro anos de idade para os vacinados contra Febre Amarela antes de cinco anos de idade.
CALENDÁRIO
DE VACINAÇÃO PARA
ADOLESCENTES E ADULTOS
(BASEADO NO CALENDÁRIO DA SBIm)
1. Em não vacinados, pode-se optar pela Hepatite A e B combinadas. 2. A vacina MSD está licenciada para homens entre 9 e 26 anos. 3. 15 anos – duas doses. 4. Apenas em pacientes infectados previamente pelo vírus da Dengue. 5. Adultos dose única.
CALENDÁRIO VACINAL DA
MULHER
(BASEADO NO CALENDÁRIO DA SBIm)
1. Em não vacinadas, pode-se optar pela Hepatite A e B combinadas. 2. Deve ser adiada na mulher que está amamentando criança de até 6 meses de idade, salvo situação de grande risco epidemiológico, interrompendo-se, então, a amamentação por 10 dias. 3. Não é usada rotineiramente na gravidez, embora não seja contraindicada. 4. Contraindicada na gravidez. 5. Recomenda-se dTpa na gestante após a 20ª semana, uma dose em todas as gestações independentemente do passado vacinal. 6. Considerar dTpa+IPV para gestantes que pretendem viajar para áreas de risco para poliomielite ou na falta da dTpa-R. 7. A vacina meningocócica conjugada ACWY é considerada a melhor opção. 8. Apenas para anteriormente infectadas com vírus da Dengue. 9. Em mulheres de 9 a 45 anos. Em mulheres de 9 a 14 anos podem-se considerar duas doses. 10. A vacina Dengue é contraindicada na gravidez.
VACINAS E GRAVIDEZ
1. Após a 20ª semana. 2. Na falta da vacina, pode-se usar dTpa+IPV, ou no caso de viagem para região de risco.
VACINAÇÃO DO VIAJANTE
*Em caso de deslocamento para regiões endêmicas deve ser aplicada uma dose de reforço dessa vacina após essa idade.
CALENDÁRIO DO IDOSO
(BASEADO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
DE IMUNIZAÇÕES – SBIm)
1. Não deve ser rotina, considerar risco (como surtos e viagens). 2. Após avaliação sorológica ou situação de exposição ou surtos. 3. Deve-se preferir a vacina combinada contra hepatite A e B, quando indicadas ambas. 4. Se iniciada a vacinação com Pneumo 23, aguardar um ano para fazer a Pneumo 13-valente. 5. O intervalo entre a Pneumo 13-valente e a Pneumo 23-valente deve ser no mínimo de 5 meses. 6. Em situações de epidemia, preferencialmente ACWY.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.