Diagnóstico e Saúde

17-Agosto-2015 Hora 16:06   Vitamina B12

 

 

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina ou cianocobalamina, é um nutriente essencial ao organismo e é obtida em alimentos de origem animal (fígado, ostras, carnes, ovos, leites etc.).

 

Uma curiosidade interessante é que a soja e seus derivados também possuem a cobalamina em sua constituição, porém como um análogo inativo de vitamina B12 e, portanto, inapropriado para a digestão humana.

 

A vitamina B12 é um componente vital em muitas funções celulares, incluindo a síntese de DNA e os processos de formação, integração e maturação das hemácias. Além disso, realiza também o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, além de participar no metabolismo da homocisteína.

 

Segundo a organização Food and Nutrition Board, a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4 microgramas (µg) para adultos, 1,2 µg para crianças de até oito anos e 2,8 µg para gestantes e mães que amamentam.

 

A deficiência de vitamina B12 costuma ocorrer em pessoas idosas, gestantes, mulheres em fase de amamentação dos filhos, pacientes com patologias intestinais, pacientes que utilizam supressores ácidos, pacientes com doenças autoimunes e também em vegetarianos, quando estes apresentam dificuldade de absorção da vitamina.

 

Pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica têm mais chances de desenvolver deficiência de vitamina B12 porque a absorção dela se dá no intestino delgado depois de ter sido ativada no estômago. Por isso, é comum os pacientes serem suplementados com a vitamina B12 após a bariátrica e o acompanhamento continuar conforme a dieta evolui.

 

O suplemento de vitamina B12 é orientado quando há carência deste nutriente e isto é detectado por meio de um exame de sangue. Por isso, é importante sempre conversar com seu médico de confiança e realizar exames periódicos sempre que surgir qualquer dúvida a respeito.

POSTADAS ANTERIORMENTE

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados