Drª Tânia Laboratório Médico

9-Junho-2018 Hora 11:58   Teste Pré-Natal Não Invasivo

 

 

Também conhecido como NIPT, o Teste Pré-Natal Não Invasivo, é um exame de triagem pré-natal que detecta, além do sexo, possíveis alterações cromossômicas e as trissomias mais comuns nos bebês, entre elas a Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), a Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18) e a Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13).

 

O NIPT pode ser realizado a partir de 10 semanas de gestação e é feito por meio de coleta de sangue. É um exame seguro, preciso, rápido e não invasivo, pois não oferece risco à saúde da mamãe e do bebê.

 

Devido ao seu alto grau de assertividade, o NIPT reduz a necessidade da realização de outros exames invasivos, tais como a biópsia de vilo corial (amostra da placenta) e a amniocentese (punção do líquido amniótico), que oferecem riscos de perda de líquido amniótico e, em casos mais extremos, abortamento.

 

Toda gestante está apta a realizar o exame. No entanto, ele é altamente indicado para aquelas que apresentam alterações nos exames ultrassonográficos ou no exame de translucência nucal; que tenham 35 anos ou mais; que tenham resultado anormal na triagem bioquímica do 1º trimestre; mulheres que tiveram gestação anterior com alteração cromossômica ou para aquelas que possuem histórico familiar de alteração cromossômica.

 

Entre em contato conosco para saber mais sobre o NIPT e sobre as vantagens de realizar o exame no Laboratório Médico Dra. Tânia.