Drª Tânia Laboratório Médico

2-Setembro-2017 Hora 09:12   Publicada Atualização da Diretriz de Dislipidemia e Aterosclerose

 

 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou em agosto a Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017.

 

A publicação está disponível na Biblioteca Digital SBPC/ML (www.sbpc.org.br). O arquivo completo, em pdf, está na seção Publicações da Biblioteca, com acesso livre. Um dos coautores é o diretor de Ensino da SBPC/ML, Carlos Eduardo Ferreira.

 

O trabalho de atualização da diretriz anterior, publicada em 2013, começou em janeiro do ano passado, quando o Departamento de Aterosclerose da SBC criou comitê de especialistas, representando a clínica e o laboratório.

 

Segundo os coordenadores do documento, existem diversos ensaios clínicos e metanálises que demonstram que o controle das dislipidemias e, em especial, as reduções mais intensivas do Colesterol da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL-c, sigla do inglês low density lipoprotein-cholesterol) têm se associado a importantes benefícios na redução de eventos e mortalidade cardiovasculares.

 

Os coordenadores reconhecem a necessidade de estender a estratificação de risco e a definição das metas a pacientes que já se encontrem em tratamento hipolipemiante, e também ampliar a utilização dessa diretriz a não especialistas. Esta medida procura dar maior abrangência aos pacientes.

 

Assim, além da proposta de estratificação de risco clássica atualizada, propomos a abordagem do risco cardiovascular também em pacientes sob tratamento hipolipemiante e a utilização de aplicativo para estratificação do risco cardiovascular, definição das metas terapêuticas e sugestão da proposta terapêutica, apontam os coordenadores da diretriz.