Drª Tânia Laboratório Médico

19-Janeiro-2015 Hora 12:55   Novo Exame - Progensa (PCA3)

 

 

O Laboratório Médico Dra. Tânia informa que já está disponível para seus clientes e parceiros o exame Progensa (PCA3).

 

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum e a segunda causa de morte por câncer em homens.

 

A detecção prematura baseia-se tradicionalmente no exame prostático retal e na concentração de PSA em soro, que têm baixa especificidade para o diagnóstico da doença. A maioria dos pacientes com PSA elevado tem biopsias negativas, possivelmente devido ao crescimento da próstata benigno ou à hiperplasia de próstata.

 

Um exame mais preciso ajudará no manejo de pacientes com PSA indeterminado diminuindo o número de biopsias prostáticas desnecessárias.

 

Ao contrário do PSA, o gene do PCA3 é específico do câncer de próstata, sendo expresso em mais de 95 % dos tecidos prostáticos carcinomatosos, com um valor médio aproximadamente 66 vezes maior em comparação com o tecido da próstata adjacente não neoplásico.

 

O PCA3 não é afetado pelo tamanho da próstata, mas apenas pelo tamanho da massa neoplásica prostática e pela agressividade tumoral.

 

O seu valor preditivo positivo (VPP de 75%) é pelo menos o dobro do VPP do PSA (VPP de 38%).

 

Este novo ensaio detecta a presença de mRNA do gene PCA3 e mRNA de PSA a partir de uma amostra de urina, utilizando um método de amplificação mediada por transcrição (TMA).

 

Entre em contato com um de nossos colaboradores para obter maiores informações sobre este exame.