Diagnóstico e Saúde

15-Agosto-2017 Hora 17:55   Diabetes Mellitus Gestacional

 

 

Diabetes mellitus gestacional (DMG) é a intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação e que pode ou não persistir após o parto. É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 25% das gestações, dependendo do grupo étnico, da população e do critério diagnóstico utilizado.

 

Por muitos anos, o DMG foi definido como qualquer grau de alteração da glicemia detectado durante a gravidez. Usualmente, essa alteração glicêmica ocorre na segunda metade do período gestacional, quando o nível de hormônios da placenta considerados “diabetogênicos” se eleva. Por isso, até algum tempo atrás, o rastreamento de DMG só era feito a partir da 24ª semana de gestação.

 

No entanto, com o recrudescimento da obesidade e do sedentarismo na população, associado à maior idade materna ao engravidar, o número de mulheres com diabetes já na primeira metade da gravidez aumentou consideravelmente. Assim, a elevação precoce da glicemia entre gestantes é bem mais frequente do que se pensava.

 

Estudos recentes demonstram que a detecção e o tratamento da hiperglicemia no início da gestação podem prevenir complicações fetais como alto peso ao nascimento, distocias de ombro e hipoglicemia neonatal. Daí por que seus resultados são taxativos: mulheres que engravidam e têm fatores de risco para DMG devem ser submetidas à investigação da doença já na primeira consulta pré-natal.

 

Caso o rastreamento seja negativo, precisam realizar o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) entre a 24ª e a 28ª semana de gestação, assim como as demais gestantes, sem fatores de risco, já o fazem. O teste consiste na dosagem da glicemia basal e aos 60 e 120 minutos após a ingestão de 75 g de glicose oral.

 

A presença de um valor alterado nesse período gestacional indica o diagnóstico de DMG.

 

O Laboratório Médico Dra. Tânia disponibiliza todos os exames necessários para que você possa acompanhar a gestação com a confiança e tranquilidade que toda futura mamãe merece.

POSTADAS ANTERIORMENTE

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados