Diagnóstico e Saúde

14-Marco-2017 Hora 17:51   Perfil Lipidico: Flexibilização do Jejum

 

 

Já estão valendo as novas recomendações do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, que dispensam a necessidade de jejum 12 horas para exames do perfil lipídico, que são o Colesterol Total, o LDL, o HDL e o Triglicérides.

 

De acordo com o Consenso, o médico é quem deverá avaliar os casos em que ainda pode ser necessário o jejum prolongado para esses exames.

 

Jejum para Perfil Lipídico: Por que mudou?

 

Dentre as causas que levaram à mudança, está a constatação de que, graças ao avanço das metodologias diagnósticas, o consumo de alimentos antes da realização desses exames – desde que habituais e sem sobrecarga de gordura -, causa baixa ou nenhuma interferência na análise do perfil lipídico.

 

Além disso, nas condições normais de alimentação, os níveis de lípides representam mais eficazmente seu potencial de impacto no risco cardiovascular, contribuindo também para um menor risco de hipoglicemia em pacientes com diabetes mellitus que fazem uso de insulina.

 

Sem contar o maior conforto que será proporcionado com a amplitude de horários para a realização destes exames, pois de agora em diante você poderá escolher o horário de sua preferência para vir ao laboratório.

 

Realização dos Exames do Perfil Lipídico: Novas orientações

 

- Coletas de amostras do perfil lipídico e exames sem jejum obrigatório: o estado de jejum deverá ser informado no atendimento para que seja lançado no laudo e informado ao seu médico.

 

- Coletas de amostras do perfil lipídico e de exames em que o jejum seja necessário: neste caso deverá ser respeitado o período de jejum exigido para outros exames, que será lançado no laudo e informado ao seu médico. Ex.: pedido de perfil lipídico mais glicemia, neste caso você deverá realizar jejum de 8 horas por ser obrigatório para a realização da glicemia.

 

- Coletas de amostras do perfil lipídico com tempo de jejum especificado pelo médico: neste caso você deverá seguir exatamente o tempo determinado pelo médico.

 

- Coletas de novas amostras para as situações especiais: nos casos em que houver resultado característico de hipertrigliceridemia (Triglicérides maior que 440 mg/dL), deverá ser recomendada nova coleta a pedido médico em que o jejum de 12 horas será obrigatório.

 

Caso tenha qualquer dúvida sobre as novas orientações entre em contato conosco, nossa equipe de atendimento terá o maior prazer em esclarecer tudo para você!

 

Laboratório Médico Dra. Tânia: Confiança que vai além do Resultado.

 

POSTADAS ANTERIORMENTE

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados