Diagnóstico e Saúde

2-Outubro-2015 Hora 16:49   Novo Exame - Interferon Gamma - Quantiferon TB

 

 

O Laboratório Médico Dra. Tânia informa que, em substituição ao clássico exame PPD, já está disponibilizando para seus clientes e parceiros o exame Interferon Gamma – Quantiferon TB.

 

O Quantiferon TB Gold é um teste que utiliza uma mistura de peptídeos que simulam as proteínas ESAT-6, CFP-10 e TB7.7 do Mycobacterium tuberculosis para estimular células mononucleares que, em pacientes infectados, ao entrar em contato com os peptídeos acima mencionados, são estimuladas e passam a produzir Interferon Gamma.

 

Assim como o PPD, é utilizado para o diagnóstico da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, e em alguns casos também pode ser utilizado como auxílio para o diagnóstico da doença.

 

Neste exame, além de não haver a necessidade de retorno do paciente para confirmação do resultado, o teste não sofre influência de vacinação pelo BCG, ou seja, pacientes vacinados não apresentam reações falso-positivas, e o teste não apresenta reação cruzada por infecções por outras espécies de micobactérias, sendo mais específico para infecção por Mycobacterium tuberculosis.

 

A Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda a realização deste exame para diagnóstico da infecção latente por Mycobacterium tuberculosis, em pacientes com artrite reumatoide candidatos à terapia com agentes biológicos, na falta do teste tuberculínico. Em pacientes com suspeita de infecção pelo MTB, a sensibilidade e especificidade do QFT é, respectivamente, 78% e 98%.

 

Entre em contato conosco para saber maiores informações sobre este exame.

POSTADAS ANTERIORMENTE

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados