Diagnóstico e Saúde

14-Marco-2015 Hora 11:26   Exame para Dosagem de Cafeína

 

 

O Laboratório Médico Dra. Tânia informa que já está disponível para seus clientes e parceiros o exame para dosagem de cafeína.

 

A cafeína, substância encontrada no café, chá, refrigerante e chocolate, pode ser consumida sem medo. Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a ingestão de duas xícaras de café expresso por dia a seus pacientes.

 

Segundo a SBC, o uso moderado da cafeína não oferece risco à saúde. Até os hipertensos estão liberados para tomar seu cafezinho. Segundo a SBC, a elevação da pressão arterial após o consumo de cafeína é mínima e temporária. Sendo assim, o café não oferece risco aos hipertensos.

 

Todavia, publicação da revista médica JAMA (The Journal of the American Medical Association) faz um alerta sobre os perigos do excesso de cafeína nas bebidas energéticas, consumidas entre jovens e adolescentes, e o risco de morte súbita, devido a relatos de casos de óbito em pessoas saudáveis. Cerca de 6% da população americana faz uso destas bebidas diariamente e a quantidade exata de cafeína nem sempre está nos rótulos destes produtos. A dose excessiva de cafeína pode desencadear arritmias.

 

A dose tóxica da cafeína ainda é controversa. Já se sabe que cerca de 3 a 10g de cafeína podem ser letais. A cafeína é rapidamente absorvida e é metabolizada através do citocromo P450 e por isso sua meia vida pode ser prolongada pelo álcool e outras medicações, potencializando os efeitos estimulantes.

 

Em caso de dúvidas consulte seu médico e conte conosco para a realização de dosagem da cafeína caso seja necessário.

POSTADAS ANTERIORMENTE

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados