Diagnóstico e Saúde

19-Janeiro-2015 Hora 12:55   Novo Exame - Progensa (PCA3)

 

 

O Laboratório Médico Dra. Tânia informa que já está disponível para seus clientes e parceiros o exame Progensa (PCA3).

 

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum e a segunda causa de morte por câncer em homens.

 

A detecção prematura baseia-se tradicionalmente no exame prostático retal e na concentração de PSA em soro, que têm baixa especificidade para o diagnóstico da doença. A maioria dos pacientes com PSA elevado tem biopsias negativas, possivelmente devido ao crescimento da próstata benigno ou à hiperplasia de próstata.

 

Um exame mais preciso ajudará no manejo de pacientes com PSA indeterminado diminuindo o número de biopsias prostáticas desnecessárias.

 

Ao contrário do PSA, o gene do PCA3 é específico do câncer de próstata, sendo expresso em mais de 95 % dos tecidos prostáticos carcinomatosos, com um valor médio aproximadamente 66 vezes maior em comparação com o tecido da próstata adjacente não neoplásico.

 

O PCA3 não é afetado pelo tamanho da próstata, mas apenas pelo tamanho da massa neoplásica prostática e pela agressividade tumoral.

 

O seu valor preditivo positivo (VPP de 75%) é pelo menos o dobro do VPP do PSA (VPP de 38%).

 

Este novo ensaio detecta a presença de mRNA do gene PCA3 e mRNA de PSA a partir de uma amostra de urina, utilizando um método de amplificação mediada por transcrição (TMA).

 

Entre em contato com um de nossos colaboradores para obter maiores informações sobre este exame.

POSTADAS ANTERIORMENTE

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados