Diagnóstico e Saúde

7-Junho-2014 Hora 10:18   Cinco maneiras surpreendentes de melhorar a contagem de esperma

 

 

 

Cinco maneiras surpreendentes de melhorar a contagem de esperma

 

Coma comida vermelha

No mês passado, um relatório divulgado pela Clínica Cleveland, de Ohio, nos Estados Unidos, analisou 12 estudos conduzidos por diferentes grupos de médicos ao redor do mundo, e descobriu que o consumo de licopeno (substância presente no tomate, no morango e em algumas pimentas) melhorava a qualidade e o volume do esperma, aumentando a contagem em até 70%.

 

Desça da bicicleta

Um estudo de 2009 do Centro de Esportes e Medicina da Andaluzia de Las Palmas constatou que períodos prolongados na bicicleta podem afetar o formato e a qualidade dos espermatozoides. Depois de monitorar 15 triatletas espanhois com idade média de 33 anos o estudo mostrou que aqueles que pedalavam sistematicamente 300 quilômetros por semana tinham uma contagem considerada baixa para fertilidade.

 

Fique frio

A temperatura considerada boa para a produção de esperma é de 34,5 graus Celsius, o que é ligeiramente abaixo da temperatura do corpo, de 36 graus Celsius. Um estudo feito durante três anos por pesquisadores da Universidade da Califórnia e divulgado em 2007 revelou que cinco dos 11 homens que pararam de tomar banhos quentes tiveram um aumento da contagem de esperma de quase 500%.

 

Beba café, mas não muito

Em 2003, pesquisadores da USP estudaram 750 homens e concluíram que o consumo de café pode melhorar a velocidade de mobilidade do esperma humano, embora as taxas de gravidez entre os bebedores de café não estejam claras. Outros estudos sugeriram que o consumo de apenas três xícaras de café por dia pode causar mutações genéticas no esperma, tornando mais difícil a fecundação do óvulo com sucesso.

 

Esqueça o computador

Um estudo publicado em 2011 na revista Fertility and Sterility sugeria uma relação entre o uso de laptop com conexão Wi-Fi e a redução da qualidade do esperma. Amostras de esperma de 29 homens foram colhidas normalmente e sob um laptop com conexão WiFi, os do laptop foram considerados mais lentos e mostraram sinais de danos no DNA.

POSTADAS ANTERIORMENTE

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados