ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19-Outubro-2017 Hora 16:46   Sociedade Brasileira de Patologia Clínica é acreditada pela ISQua.


 

 

Selo inclui o PALC, que tem sua Norma certificada desde 2015.

 

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial – SBPC/ML acaba de receber a acreditação ISQua (The International Society for Quality in Health Care), a mais importante organização de âmbito mundial que promove a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviços em saúde. O selo confere à SBPC/ML o título de entidade acreditadora em saúde reconhecida internacionalmente. A acreditação é válida até 2021.

 

O selo é extensivo ao Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) porque a ISQua reconhece que ele atende aos requisitos da instituição. A Norma PALC é certificada pela ISQua desde 2015.

 

“A acreditação ISQua é um reconhecimento importante para a SBPC/ML pois atesta a qualidade dos processos da Sociedade em todos os seus aspectos, incluindo todas as etapas do PALC. Esta acreditação internacional é uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar para as entidades acreditadoras reconhecidas pelo Programa Qualiss, da ANS”, comemora o presidente da SBPC/ML, Alex Galoro.

 

Segundo ele, o reconhecimento internacional coloca a SBPC/ML e o PALC no mesmo patamar de outras entidades científicas e acreditadoras do mundo e atesta a preocupação com a organização corporativa, qualidade e isenção dos processos institucionais e de acreditação.

 

“Esse reconhecimento também evidencia o compromisso da SBPC/ML em se manter atualizada com as demandas de nosso segmento, sendo pioneira em oferecer produtos e serviços necessários para os laboratórios. Isto já aconteceu anteriormente com os Ensaios de Proficiência, o PALC e o Programa de Indicadores, e agora com a acreditação ISQua”, diz Galoro.

 

“A certificação da Norma PALC, obtida em 2015, já nos trouxe a oportunidade de verificar o quanto poderíamos oferecer de benefícios aos laboratórios. Novos requisitos foram incorporados à nossa Norma, que amadureceu e se tornou mais alinhada às necessidades modernas”, destaca o diretor de Acreditação e Qualidade, Wilson Shcolnik.

 

Ele explica que a certificação da SBPC/ML como entidade acreditadora reafirma o pioneirismo da Sociedade na área de medicina diagnóstica e estende esse patamar a todas as atividades existentes na SBPC/ML.

 

“Essa conquista contribuirá muito para a sustentabilidade da SBPC/ML e auxiliará no cumprimento de nossa missão, sem perder de vista o futuro desejado”, diz Shcolnik.

 

A acreditação da SBPC/ML foi confirmada na última reunião do Comitê de Acreditação da ISQua, em 30 de setembro, que atendeu à recomendação de seu Conselho de Acreditação, com base nos relatórios dos auditores, que estiveram na Sociedade entre os dias 13 e 17 de março.

 

Os preparativos para a acreditação da SBPC/ML receberam a consultoria de Fernando Berlitz, membro da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC) da SBPC/ML. Ele também foi consultor na certificação da Norma PALC.

 

“Meu trabalho foi identificar, junto à equipe da Sociedade, as práticas de gestão existentes na entidade e avaliá-las criticamente quanto ao alinhamento aos requisitos propostos pela ISQua. A partir desses estudos, estruturamos uma autovaliação formal, apoiada em evidências documentais também enviadas para avaliação da ISQua”, conta Berlitz.

 

O passo seguinte, segundo ele, foi preparar a equipe da SBPC/ML para receber a auditoria presencial da ISQua, por meio de reuniões e capacitações específicas. Depois, Berlitz atuou no processo de revisão e validação do relatório de auditoria junto à ISQua e na gestão do plano de ações da SBPC/ML frente às oportunidades de melhorias identificadas pelos auditores.

NOTÍCIAS ANTERIORES

Veja Mais

Sky Brasil comunicação e marketing - Todos direitos reservados